A comunicação do seu negócio é a chave para se aproximar dos seus clientes e colaboradores. E o formato mais versátil e efetivo para que seja possível comunicar tudo de maneira clara e objetiva é a Animação Corporativa. Muitas vezes, as palavras podem parecer um verdadeiro mistério. Complexidade dos processos internos e do funcionamento dos produtos e serviços, sofisticados sistemas de gestão, soluções pioneiras que não se comparam a nenhum outra… essas e muitas outras questões podem fazer parte das suas indagações quando você pensa em como irá falar sobre o que o seu negócio pode oferecer e a quem ele pode beneficiar. Ou talvez nem seja tão complexo assim. Mas de qualquer maneira, a sua sincera vontade de mostrar todas as potencialidades de determinada solução pode acabar fazendo com que nunca se chegue a uma síntese, uma premissa central, um resumo dos principais diferenciais do seu negócio e de uma explicação sucinta sobre como ele pode melhorar a vida das pessoas. Mas nada disso precisa ser um problema. Diferente do que muitos pensam, sempre existe uma maneira de desembaraçar os nós de qualquer linha de raciocínio e chegar a um material que se comunique de maneira fluída com todos os públicos. E é exatamente por esse motivo que a Animação Corporativa tem sido cada vez mais incorporada à realidade das empresas.
É possível ser simples, e ainda assim produzir um grande impacto na audiência
Ao optar por seguir uma linha de comunicação que utilize as Animações Corporativas 2D como suporte, a primeira grande percepção que se tem – logo na fase de pré-produção – é que a efetividade do material está diretamente ligada à sua duração. Isso porque mesmo dispondo de recursos que captam a atenção do espectador com mais facilidade, como a sofisticação estética do visual, devemos levar em consideração o contexto histórico no qual estamos inseridos. Ou seja, basta pensar na duração média dos vídeos que a população costuma consumir diariamente nas redes sociais e em plataformas como o Youtube. Tudo ficou muito rápido, muito direto ao ponto. E é exatamente esse tipo de objetividade que aumenta as chances de engajamento dos espectadores com a sua Animação Corporativa. Portanto, o que se deve ter em mente na hora de começar a elaborar um material animado para a sua empresa é que o conceito do “menos é mais” realmente tem embasamento. Tenha em mente que, por mais atributos que a sua solução possa oferecer, talvez nem tudo precise necessariamente ser dito durante a animação. Afinal, o intuito da animação corporativa não é fazer com que a audiência fique por dentro dos pormenores do seu negócio, e sim que seja possível captar a essência do que é oferecido.
Uma animação corporativa sempre reflete a identidade da empresa
Outro aspecto importante das animações corporativas é que elas podem ser assimiladas como uma espécie de “cartão de visitas”. Não apenas para os clientes em potencial, mas também para os próprios colaboradores que levam a filosofia corporativa adiante em seu dia a dia de trabalho. Isso porque toda a identidade da marca, a persona, o tom de voz e a maneira como a empresa busca se comunicar com seu público, tudo isso se reflete de maneira explícita no discurso da animação corporativa. É através dela que a empresa finalmente consegue materializar o que antes era apenas um conceito. Tal materialização não diz respeito apenas ao discurso, mas também a tudo aquilo que representa a marca visualmente. Através de cores, cortes, movimentos e metáforas visuais, é possível dar forma à cultura empresarial, aos seus diferenciais perante o mercado e seu posicionamento. Pela própria estética da animação já é possível comunicar se a empresa enxerga a si mesma por um viés mais tradicional ou mais contemporâneo, por exemplo.
Uma animação corporativa pode extrapolar os limites do mundo real
Por fim, vale dizer que, diferente dos vídeos tradicionais de captação, ou mesmo aqueles que utilizam banco de vídeos, a animação corporativa não tem limitações quanto às suas representações visuais. Deve-se ter em mente que o princípio desse formato é justamente o de dar forma até mesmo às ideias mais abstratas. Isso significa que, ao escolher trabalhar com uma animação corporativa, abre-se um leque de infinitas possibilidades de representação. É como se pudéssemos construir uma identidade do zero, e vê-la se tornando cada vez mais sólida para nós mesmos e para todos a quem ela se destina. Aqui no Monkey nós amamos dar vida a animações corporativas. Mas mais do que isso, amamos fazer com que as empresas se sintam realmente autênticas dentro de seus segmentos e que sejam capazes de estabelecer um diálogo lúcido e sem ruídos com seu público. Portanto, se você está em busca de um material original, com grande chance de impacto e engajamento, fale com a gente!
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Animações Corporativas.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.