MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

A revolução literária: do papel aos e-books animados

Alguns anos atrás, nós estávamos preocupados se o papel do mundo iria acabar. Hoje, a tendência é diminuir o consumo do plástico e transformar tudo em papel. E essa mudança também reflete uma mudança de hábito, já que a convivência entre os livros de papel com os e-books já é uma realidade. E quando os ebooks virarem e-books animados?

Bom, o mundo é bem volátil e prioridades e tendências mudam constantemente.

A cada nova necessidade que aparece, uma indústria inteira surge para tentar renovar e encontrar soluções. Uma solução para a questão do papel foi digitalizar o que pudermos. Dessa forma, a tecnologia permitiu que boa parte do papel fosse poupada.

Hoje em dia nós não enviamos cartas, não imprimimos contratos. E mudamos a nosso hábito de comprar livros em uma livraria para comprar e-books.

E-books são maravilhosos em muitos aspectos, mas ainda há uma grande camada da população que possui um repúdio intenso ao fato de ter que trocar livros físicos por e-books. Por isso resolvemos, para esse artigo, chamar um especialista para responder algumas das nossas ansiedades frente a esse assunto.

Uma entrevista que nos ajuda a decifrar a revolução dos e-books animados

MonkeyBusiness: Oi! É muito bom te ter aqui conosco. Estamos ansiosos para saber a sua opinião.

Especialista: Sem problemas. Também estou muito ansioso para esse encontro. Me sinto muito a vontade de falar sobre e-books, seria incrível poder compartilhar isso com vocês.

MonkeyBusiness: Legal! Então vamos lá, primeira pergunta. Qual é a sensação de ler um e-book?

Especialista: Olha, eu sentia que essa pergunta seria feita.

Quando nós falamos de livros é muito comum associá-los a toda uma experiência sensorial. Afinal, você vai lá, pega um livro para ler na sua poltrona, provavelmente faz um chá para acompanhar e coloca uma luz agradável. O cheirinho do papel é um perfume natural. Sou muito fã desse momento.

Mas o momento de ler um e-book também tem a sua beleza. Primeiramente, eu diria que podemos ter uma experiencia muito parecida com essa. Com dispenso em nenhuma ocasião a poltrona confortável e o chá acalentador. Não tem o cheirinho de papel? Não tem. Ainda não inventamos um modo que um e-book solte esse cheiro, mas temos muitas outras vantagens!

MonkeyBusiness: Entendi. Olha a dica aí, Bom Ar! Um cheiro de livros!

Especialista: Esse eu compraria, com certeza!

Sobre o apelo estético dos e-books

MonkeyBusiness: Legal, legal. Mas e o apelo estético?

Especialista: Tá aí uma polêmica. Um e-book não tem nenhum apelo estético. Mas olha, sinceramente, não são todos os livros que são bonitos, não é? As vezes a história é linda, mas a capa é horrível e você tem até pavor de colocar ela na sua estante. Com e-books você não tem esse problema. Então são perdas e ganhos.

MonkeyBusiness: Com certeza! Sem contar que você economiza muito espaço em casa, né…

Especialista: Pois é! Você pode ter mil livros em um e-book e não ocupar um metro quadrado da sua casa.

Hoje em dia nós estamos vivendo em casas cada vez menores. Não há lugar para guardar livros. É importante pensar no futuro e não se apegar.

Outra coisa que eu gosto de falar em relação ao fato dele ser digital é a possibilidade de carregar mil livros para onde você for! Você já pensou que com um e-book em mãos você pode carregar a sua biblioteca inteira com você a todo momento? Legal isso, né? Vai que você tá em um encontro e resolve consultar um poema para recitar para a sua companheira. Você vai ali no banheiro, lê e já sabe! Perfeito, né?

MonkeyBusiness: Vou começar a usar essa tática, muito interessante! Para finalizar, tem algo que você gostaria de falar que não foi falada?

Especialista: Acho que falamos de tudo. Pera, pera! Lembrei de algumas outras vantagens que é legal ter em mente.

Quando passarmos de e-books para e-books animados

Primeiro que o e-book é conectado na internet e interativo. Isso quer dizer que temos todo aquele lance de, por exemplo, poder mudar o tamanho da letra caso você tenha esquecido os seus óculos de grau no trabalho. Eu acho genial porque infelizmente me enquadro muito bem nessa situação. (risos)

Outra coisa é a capacidade de pesquisar palavra difíceis apenas clicando na palavra. Cê acredita? Nem precisa pegar o dicionário da estante! Tá tudo ali.

E, por último, acho muito interessante a possibilidade de explorar novos projetos. Quer inserir um gif animado em uma página? Ué, porque não, né? Pode sim! As fronteiras são muito maiores que a dos livros físicos.

MonkeyBusiness: Olha, eu tô 100% convencido. Se eu já não tivesse um e-book, estaria saindo agorinha mesmo para comprar!

Especialista: Te apoio nessa decisão!

MonkeyBusiness: O e-book é o futuro!

Concluindo: uma reflexão dobre os e-books animados

Sim, sabemos que o e-book é o futuro. Mas e os e-books animados? Afinal, com o tempo e o avanço da tecnologia, todos os textos, frases e palavras dos e-books podem ganhar animações. Ainda mais se o seu e-book tem uma questão mais técnica. Ou seja, um livro digital que não trata de uma história, e sim aborda ideias, como fazer, manuais, treinamentos, etc pode facilmente ser substituído por e-books animados.

Imagine: ao invés de parágrafos de textos que devem ser lidos pelo seu público, teremos animações que demonstram o tema abordado. Com isso, é possível transformar o conteúdo em algo dinâmico, ilustrado e animado, passo a passo, todas as informações que o público deve absorver. Além disso, os e-books animados atingem em cheio aquela parte do público que não tem o hábito ou não gosta de ler. Se esse é o seu público, pode avançar um pouco mais do que chegamos na entrevista. Pode pensar em como criar um material animado e didático para o seu público que não demanda ler grandes parágrafos de texto.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em e-books animados.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.