MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

A ciência explica a eficiência do Motion Design

Como a ciência explica a eficiência do Motion Design? Imagine a seguinte situação: uma emissora de tv irá noticiar a passagem de um furacão sobre uma cidade, e para isso deverá explicar sobre o fenômeno natural. Então, ao decidir recriar a imagem do furacão, o motion designer chega com duas opções para o editor escolher qual deverá ser utilizada para informar os espectadores.

A primeira opção é: um gráfico onde é exibido um redemoinho bidimensional e de cor monocromática movendo-se horizontalmente sobre um fundo de cor sólida. Já a segunda trata-se de um outro gráfico que exibe um redemoinho tridimensional girando através de um deserto semi-árido bem iluminado que parece fotorrealista. Para que a informação seja bem assimilada e retida para o espectador qual opção você, no papel de editor escolheria?

Muitas pessoas deverão responder de imediato a segunda opção, mas um estudo realizado pelo professor de jornalismo e mídia, Spencer R Barnes, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), nos mostra que a primeira opção deve ser utilizada e isso tem a ver com as características do Motion Design e a nossa forma de receptar informações. Vamos entender melhor essa história.

Teorias Subjacentes: Realismo Ingênuo e Carga Cognitiva

Para compreender como as pessoas interagem com gráficos em animação, é crucial explorar as teorias que dão sustentação para o argumento de Spencer. A teoria do Realismo Ingênuo sugere que as pessoas têm uma tendência a aceitar representações visuais como a realidade, mesmo quando simplificadas.

Por outro lado, a teoria da Carga Cognitiva destaca a importância de evitar sobrecarregar o espectador com detalhes supérfluos, pois isso pode prejudicar a compreensão.

Assim chegamos a algumas questões:

1- Fidelidade Visual do Motion Design

Como a fidelidade de uma animação afeta a percepção da audiência em relação à informação apresentada?

2 — Realismo vs. Simplificação

Até que ponto a representação realista de fenômenos complexos prejudica a compreensão em comparação com gráficos simplificados?

3 — Carga Cognitiva da Animação

Como o equilíbrio entre detalhes visuais e simplicidade influencia a carga cognitiva do espectador?

Dessa forma a ciência traz questionamentos pertinentes e nos ajudam a entender melhor como ser mais eficientes em nossa maneira de nos comunicarmos. Pensando em transmitir informações, o Motion Design apresenta, portanto, uma enorme vantagem sobre outras estratégias, ao comunicar a ideia acerca de uma marca e/ou produto de maneira simplificada, com potência visual e de forma a garantir a assimilação e fixação do conteúdo informado.

Portanto o Motion Design não é apenas uma ferramenta estética; é uma disciplina que molda a eficácia na transmissão de informações visuais. Este estudo destaca a importância de encontrar o equilíbrio certo entre fidelidade visual e simplicidade para garantir que a mensagem pretendida seja recebida com clareza. À medida que exploramos novas fronteiras no Motion Design, a compreensão desses princípios fundamentais se torna crucial para comunicadores visuais, designers e criadores de conteúdo.

Dê uma olhada em nosso portfólio e veja como a força da Animação contribui para uma comunicação que destaque o seu negócio.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentaçãoClique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.