MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

7 tipos de apresentações a se evitar. Você faz alguma delas?

Tipos de apresentações? De fato elas existem!

Olhando alguns sites sobre apresentação na internet, achei esse artigo sobre as sete tipos de apresentações a se evitar da americana Olivia Mitchell. Achei bem legal as colocações. E resolvi dar uma abrasileirada em alguns termos. Assim, traduzir outros, e aproveitar para colocar algumas experiências que vivemos aqui no MonkeyBusiness. Afinal, criamos diversos tipos de apresentações por dia, para os mais diversos e variados clientes. Ninguém melhor que nós, uma agência de apresentações, para postar um artigo desses.

O mais legal é que a todos nós já passamos por alguns desses erros e talvez nem percebemos. Mas vale a pena dar uma olhada:

01. Apresentação “Aproveita Para Falar Tudo De Tudo”

4_internas_1
Apresentações dentro desse erro acabam sobrecarregando o público. E não passam a mensagem que você quer da melhor maneira possível.

Apresentações são uma das piores mídias para você tentar transmitir o maior número de mensagens. Isso por que o seu público não tem controle do processo. Assim, ele não pode pausar a apresentação, acelerar, parar ela para pensar sobre o que foi dito e retomar depois.
Portanto, chega a ser uma covardia tentar empurrar tanta informação num público que não tem muita escolha.

02. Apresentação ” O Apanhado”

4_internas_2
A apresentação “O apanhado” é quando o apresentador tem diversos pontos que ele quer falar. E não necessariamente eles têm alguma conexão entre si. É parecido com pegar o filho na escola e ouvir ele contar as 12 aulas que teve, todas de uma vez ao mesmo tempo agora.

A solução para esse tipo de apresentação é planeja-la em torno de uma mensagem-chave. De forma que lhe proporcione foco. Assim sendo, pense em qual mensagem você espera que o seu público leve com ele. E desenvolva seus argumentos em torno dela.

03. Apresentação “Lista De Mercado”

4_internas_3
Distribuidos em bulletpoints e nenhuma (ou pouca) explicação entre eles. Pode ser organizado, mas é legal saber dosar o número de bulletpoints com: histórias, estudos de caso, endossos, metáforas ou analogias. Para dar uma “quebrada” na motonia do mar de bulletpoints.

Depois de algum tempo afundado no mar de bulletpoints, o público começa a deixar passar informações. Por que afinal, ninguém aguenta essa morosidade por muito tempo.

04. Apresentação “Da Vovó”

4_internas_4
Essa é o oposto da apresentação da “lista de mercado”. A apresentação é cheia de histórias, trocadilhos inteligentes, piadas, estatísticas chocantes, e metáforas. É muito divertido e cativante – mas uma hora depois, quando você tentar descobrir o que você aprendeu, não chegará a uma conclusão exata.

Histórias e metáfora servem para “azeitar” uma apresentação. Ilustrar idéias, descontrair, quebrar o gelo, etc. Mas não podem ser o centro, o objetivo dela. Lembre-se que tanto o apresentador quanto o público estão lá por um motivo, e não é puro entretenimento.
Aqui na Monkey nós usamos histórias e metáforas em algumas apresentações, mas sempre tendo o cuidado de valorizar a mensagem principal.

05. Apresentação “Bomba Relógio”

4_internas_5
Muitas vezes a corrida contra o tempo não é culpa do espaço dado ao apresentador, ou ao tema, e sim do planejamento. Nós do MonkeyBusiness já criamos diversas apresentações para TEDs. Nelas o palestrante tem uma média de 5 minutos para falar. Assim, podemos afirmar: Sim meus caros, é possível. Porém, requer planejamento.

O que acontece é que, de repente, o palestrante se dá conta de que não terá tempo para cobrir tudo o que planejava. E começa a corrida contra o tempo! A cada dois minutos, ele diz coisas como:

“Eu só vou passar por isso rapidamente”
“Se der tempo, falo mais sobre esse assunto ”
“Eu gostaria de ter mais tempo para falar sobre isso.”

Conclusão: ensaiar e tempo de sua apresentação. Tente prever onde encaixar piadas, comentários, etc. E pense quanto tempo levará para cada slide. E procure não passar a afobação para o público.

06. Apresentação “Stephen King”

4_internas_6
É aquela quando o apresentador cria uma expectativa para o objetivo da palestra e a traz de volta, várias vezes, até o fim. Às vezes isso pode funcionar. No entanto ela precisa ser cuidadosamente planejada, para não ficar chato. E só cabe um “mistério” se o tema deixar. Se a conclusão realmente for surpreender. Se existe a possibilidade de concluirmos algo fora dos padrões.

Dica: É mais didático colocar a sua conclusão na abertura da apresentação. Começando com a sua conclusão, Você deixa claro o objetivo da palestra e depois discorre as suas defesas e explicações sobre o tema. Enfim, caso precise de um mistério, pode apenas indicar um caminho da conclusão no começo, deixando o resultado para o final.

07. Apresentação “Taxiadora”

4_internas_7
Imagine que uma apresentação é viagem de avião. Na apresentação ideal, você fica no ar pouco tempo, porém o suficiente para criar um clímax. Mas alguns apresentadores gastam tanto tempo com background, Metodologia, Quem Somos, Missão, Visão e Valores, que elas nunca decolam e o público nunca é levado em algum lugar.

É como um avião que taxia, taxia, e não decola. Sabemos que em alguns casos, essa “preparação” com Background é necessária, mas entendamos que ele não deve passar de uma breve introdução. Por fim, nos conte quais os tipos de apresentações que vocês irão evitar.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.