MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

5 dicas essenciais de como encerrar uma apresentação

Como encerrar uma apresentação? Essa é uma pergunta recorrente, e foca em uma das partes mais importantes da sua apresentação: o final dela. Afinal, se você não souber conclui-la, pode matar as chances de sucesso dela.

E, quando falamos de sucesso de uma apresentação, temos que ter em mente para onde nós queríamos guiar o público no seu final? Por exemplo, você poder querer que o seu público reflita sobre determinado assunto. Ou que advogue sobre um tema. Também pode querer que eles comprem o seu produto. Ou que invistam em uma ideia. Percebe? Saber o que você quer é essencial para se determinar Como encerrar uma apresentação.

Então, para te ajudar com essa fórmula, levantamos 5 dicas de Como encerrar uma apresentação abaixo. Essas ideias são aplicadas pelo nosso time de apresentações criativas e podem te ajudar a encerrar o seu discurso com mais criatividade e eficiência. Vamos lá:

5 DICAS DE COMO ENCERRAR UMA APRESENTAÇÃO

01. Termine contando uma história.

Essa história pode ser de um estudo de caso ou algo pessoal que você viveu. Em ambos os casos, apoie-se em uma narrativa envolvente em vez de estatísticas. Dessa forma, você se aproxima do seu público e tangibiliza a sua mensagem. Afinal, com uma história, você quebra a formalidade dos slides e se coloca mais próximo de cada membro do seu público.


02. Retorne à sua mensagem de abertura.

Ou seja, utilize o final de sua apresentação para re-transmitir claramente o que você considera ser a ideia mais importante dela. Assim, use seus momentos finais para recapitular os pontos principais de sua palestra geral e, em seguida, conclua com a mesma mensagem que você colocou no início de sua apresentação para completar o círculo de seu argumento. Essa é uma forma de finalizar a sua apresentação oposta à das histórias. Isso porque, nesse formato, você finaliza com números e não com histórias.


03. Termine com uma pergunta forte.

Você pode chamar a atenção do seu público envolvendo-o ativamente no seu último slide e a mensagem que está nele. E, para auxiliá-los a sentir essa força, os envolva através de uma questão. Com isso, eles se colocam como sujeitos do seu tema, não mais como meros expectadores. Dessa forma, em vez de concluir com uma afirmação, reformule essa declaração para uma pergunta aberta ou retórica para os membros da platéia refletirem depois que você sair do palco ou encerrar a reunião. Essa pergunta vai fazer com que eles continuem pensando no seu tema mesmo depois que você sair do palco.


04. Encerre com exatamente três pontos-chave.

Da mesma forma que a regra de três funciona bem para estabelecer um ritmo em qualquer argumentação, ela também pode ajudá-lo a criar um final forte. Dessa forma, escolha três pontos principais para destacar e os coloque como um resumo no slide final. É uma técnica forte para quem busca reforçar conceitos.


05. Apresente as próximas etapas e o call to action.

Se você estiver apresentando um início de projeto, uma ideia ou lançando um novo processo, ou seja, se precisar que a sua plateia compre algo (seja uma ideia ou uma empresa) termine com um Call To Action claro. Assim, deixe que seua plateia saiba claramente o que você está pedindo a eles. Além disso, use o slide final para listar as informações de contato das principais partes interessadas e os objetivos das discussões de acompanhamento para encerrar sua reunião em alta.

Concluindo, o último slide é muito importante para o sucesso do seu discurso. E, saber como cria-lo é essencial para você que busca como encerrar uma apresentação. Realmente esse é um slide chave para o seu sucesso. Assim, pense bem para onde você quer direcionar seu público e, em cima disso, finalize o seu material.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações de sucesso.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.