De fato, dicas sobre apresentações profissionais são sempre bem vindas. Ainda mais vindas de especialistas.
Como sempre ressaltamos aqui no blog, o tempo e as oportunidades para apresentarmos estão cada vez mais escassas e por isso é necessário que usemos os dois de maneira mais eficaz possível. Só assim teremos certeza de que estamos transmitindo bem a nossa mensagem e atingindo os nossos objetivos.
Um vez recebemos do nosso amigo Bruno Scartozzoni esse vídeo, da Dra. Susan Weinschenk com as 5 dicas que todos apresentadores devem saber. Muitas delas são bastante básicas, mas no conjunto acabam fazendo a diferença na hora de apresentarmos. É um primeiro passo para criarmos super apresentações. Veja:
5 Things Every Presenter Needs To Know About People from Weinschenk on Vimeo.
Para começar, Susan cita que toda apresentação tem dois lados: o do apresentador e o do público. Para uma apresentação profissional ser eficaz, você tem que conhecer seu público, e mais que isso, deve saber sobre pessoas. Sobre como as pessoas pensam, aprendem, entendem, assistem e ouvem a sua apresentação. Não se trata apenas de lançar mensagens no ar. Conhecendo pessoas, você consegue: informar, inspirar e motivar (os 3 objetivos de uma apresentação).
Agora vamos as 5 dicas que todo apresentador deve saber sobre pessoas:
Dica 1:
Pessoas aprendem melhor em 20 minutos. Por isso que o TED é tão eficaz. Você assiste a cerca de 20 apresentações num único dia e grava tudo que viu e ouviu. É fantástico. Isso por que os TEDTalks tem entre 12, 15 e 18 minutos de duração. E o mais legal é que as empresas estão olhando para esse formato e pedindo apresentações TEDTalk para nós. Também não podemos esquecer do formato Pecha Kucha, onde as apresentações tem 6 minutos e 40 segundos de duração. Simplificar a informação é a base para que o público leve a sua mensagem para casa. Veja: esticar uma apresentação que duraria 20 minutos para 1 hora pode deixa-la não tão brilhante. É como aquele comediante que você assiste 10 minutos por semana e gosta, e ele ganha um programa diário de 2h. Não tem conteúdo para tudo isso.
Mas se você tem uma apresentação de 1h, nem tudo está perdido. Você pode quebra-la em algumas partes de 20 min de duração e fazer intervalos. Tudo pela informação!
Dica 2:
Vários canais de informação competem: E numa apresentação profissional sempre teremos dois canais competindo: o visual e o auditivo. Você olha para o palestrante, para a sua apresentação e ouve as informações ao mesmo tempo. Por isso que sua apresentação deve ser muito bem trabalhada para que ela não crie entropia na transmissão da mensagem, e sim ajude-a. Slides bem criados, com uma direção de arte bem pensada e com informação fácil de ser entendida (como gráficos e imagens) são primordiais para trabalhar junto com a atuação do orador e não competir com ele.
Nós somos seres extremamente visuais, e se a sua apresentação for cheia de informações e com um visual pouco agradável, esse visual será atrapalhado e a atenção à sua mensagem se perderá. Slides complicados fazem com que sua audiência pare de te ouvir. Se o seu público estiver preocupado lendo seus slides, ele não estará te ouvindo.
Dica 3:
O que você diz é somente uma parte da sua mensagem: Pessoas reagem não só à informação que você passa, mas também ao tom da sua voz, sua postura e seus movimentos gestuais. O importante é saber que não só o que você diz é importante, mas como você diz. Ênfases, força em certas palavras e o ritmo da sua informação fazem toda a diferença. Por isso o trabalho de coaching vem se tornando tão importante nesse mercado de apresentações.
Dica 4:
Para o seu público agir, você precisa de um Call To Action: Essa dica parece bastante simples, mas é uma grande verdade. Ou seja, se você quer ação, você deve chamar o seu público para agir. O que você busca com sua apresentação? Qual resposta você quer? É isso que você deve pedir no final. Ao encerrar a sua apresentação, seja bastante específico sobre o que você quer que o seu público faça.
Dica 5:
Compartilhando emoções: Se você estiver sorrindo, seu público estará sorrindo. Se você parecer desanimado, eles também se desanimarão. Quando você se mostra apaixonado pelo assunto, transmitirá essa paixão para a sua audiência.
Essas são apenas 5 das 100 dicas que Susan Weinschenk escreveu no seu livro 100 coisas que todo apresentador precisa saber sobre pessoas (100 things every presenter needs to know about people). Vale a pena ler!
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