Separamos os 4 livros sobre storytelling que você precisa ler. Entre em qualquer biblioteca (ou no google) e procure por livros sobre apresentação. De Susan Weinschenk até Roberto Shinyashiki você irá encontrar muitas opções. Muitas mesmo, acredite! Algumas excelentes, outras apenas boas e algumas simplesmente magníficas. É incrível, na verdade, a quantidade de conteúdo que tem sido criado a partir de estudos acadêmicos. Eles vão desde psicologia até sociologia e marketing sobre apresentações profissionais e sobre como é que podemos melhorar as histórias que contamos.
Busque inspiração em outros campos: como nesses 4 livros sobre storytelling
Mas o conhecimento e a inspiração não moram somente nas páginas dedicadas de especialistas em apresentações. Há outros lugares e fontes dos quais podemos beber para encontrar dicas legais do que fazer. Principalmente quando o assunto é contar boas histórias. Os livros a seguir vão desde técnicas de roteiro de cinema até revistas em quadrinho. Mas todos têm uma coisa em comum: importantes lições sobre storytelling.
1 . Story – Substância, estrutura, estilo. – Robert Mckee
O livro story é uma das primeiras leituras de qualquer roteirista. Uma espécie de guia prático para o roteirista iniciante. Apesar do foco no mercado cinematográfico as lições de McKee, em sua maioria, podem ser adaptadas para a construção de histórias no geral. São abordados pontos bastante específicos sobre a narrativa em si. Ele aborda desde o papel do personagem até as unidades que compõe uma boa história, como cenas, beats e outros elementos. Se você quer começar a utilizar o storytelling em suas apresentações, invista algum tempo aprendendo sobre as melhores práticas narrativas do cinema. Esse é um dos principais livros sobre storytelling e precisa estar na sua biblioteca.
2 . 50 Essential Strategies for Every Writer – Roy Peter Clark
Essa dica, infelizmente não tem uma versão em português. Mas para os falantes e estudantes de inglês pode ser uma ótima oportunidade de praticar as habilidades de leitura enquanto aprende alguns truques essenciais na construção textual. O foco desse livro é o texto em si, com algumas menções ao cinema e a literatura Roy Peter Clark, outro ícone da escrita norte americana, foca mesmo é no jornalismo. Lições importantes podem ser aprendidas sobre ritmo, construção de discurso e eficiência de mensagem. Muito menos sobre conteúdo e estrutura e muito mais sobre técnicas textuais que irão fazer toda a diferença na hora de contar a sua história.
3 . A Jornada do Herói – Joseph Campbell
Assim como o Story de Mckee se tornou uma espécie de livro de iniciação dos roteiristas de cinema em todas as partes do mundo. A Jornada do Herói, do Campbell, é o ponto de partida para a maior parte das pessoas que buscam entender narrativas mais profundamente. Um profundo estudo sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos clássicos resultou em uma espécie de estrutura básica narrativa que pode ser encontrada até hoje em grandes best-sellers e líderes de bilheterias. Essa é uma leitura necessária para quem busca utilizar storytelling para se comunicar de forma eficiente.
4 . Desvendando os Quadrinhos – Scott McCloud
Já que já passamos por cinema, jornalismo e mitologia clássica, porque não falar um pouco dos quadrinhos? O livro do Scott McCloud é bastante conhecido no mundo dos storytellers e propõe uma ampla visão sobre o tema. De processos criativos a discussões sobre a relação de tempo na narrativa em quadrinhos (quanto tempo passa entre um quadro e outro?), até a determinação dos principais elementos dos quadrinhos e as relações entre esses elementos. Um ótimo livro para refletir sobre a influência da forma na maneira de contar uma história e entender um pouco melhor o trabalho de criar narrativas que engajam e funcionam.
Há muitas outras opções, mas para começar com uma visão ampla do storytelling e suas variáveis essa seleção de livros deve manter a sua mente ocupada com reflexões e inspirações por algum tempo. Comece com esses 4 livros sobre storytelling e com certeza vai criar histórias melhores. Veja como um bom storytelling pode emocionar e engajar o seu público. Escolhemos a vinheta que fizemos para a Record News sobre o dia dos pais 2017:
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Storytelling.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.