Gancho para a história
O primeiro passo é convidar o público a ouvir a sua história. Mais: mostrar uma ligação do assunto que está sendo apresentado no momento com aquela história. O chamado Gancho para uma apresentação com história. Perceba que gancho não precisa ser feito no começo da história necessariamente. Se a idéia é contar a história e depois explicar a sua função ou liga-la ao assunto, ok. No entanto, ela não pode ficar jogada, sem sentido. Tem que ter conexões com o assunto tratado. Isso é essencial para que ela seja absorvida e entendida pelo público. Por exemplo: recentemente dividimos o palco de um evento de comunicação na ESPM com o mestre Ken Fujioka. Ken contou a sua visita à atração American Idol do complexo de parques Disney. Contou a sua experiência no “brinquedo”, como ele funciona, como começou e tudo para chegar num bom exemplo de Branding, tema da sua palestra. Ken contou sobre a sua viagem e experiência e somente depois a ligou com o tema da sua apresentação: Marcas. Enfim, nada mais era do que contar uma apresentação com história.Liberar a imaginação
Inicialmente, esse é um dos grandes motivos pelo qual histórias fazem sucesso. Por que é você quem a monta na sua cabeça como são os personagens, como é o cenário, etc. Portanto, isto significa que você não tem que desenhar toda a imagem mental para eles. Forneça detalhes apenas o suficiente. Também dê o primeiro passo que o público completa a idéia, cada um do seu jeito. Fazendo a sua apresentação com o MonkeyBusiness por exemplo, garantimos que ela será como um livro de histórias bem ilustrado. Assim, damos as primeiras imagens, mas é o público que vai acrescentar detalhes às imagens mentais, deixando-as mais ricas e relacionando-as com experiências vividas. Isso ajuda muito na hora de guardar sua mensagem. Enfim, uma apresentação com história precisa ser bem ilustrada.Histórias podem ser reais, vividas, ou somente inventadas
No final, é você quem escolhe. Na verdade, não há uma regra dura em relação a isso. O importante é que ela tenha um bom enredo, uma causa ou personagem com os quais o público pode se identificar, e imaginar. Aqui na Monkey já vimos grandes êxitos com apresentação com história inventadas ou reais. O que importa é a mensagem passada com ela. Já criamos histórias para muitos apresentadores. Histórias heróicas, medievais, de cordel, etc. Já também ajudamos palestrantes a contarem as suas histórias e a encaixarem no momento certo da apresentação. Resumindo: Solte a imaginação. Concluindo: O importante é termos em mente que, como oradores, existe uma série de elementos que podemos usar para alcançar o nosso principal objetivo: transmitir a nossa mensagem para o público. Então, uma das ferramentas mais poderosas que temos à nossa disposição é o Storytelling. Finalmente, dominar esta técnica e suas mensagens terão um impacto duradouro no seu público. Dificilmente alguém esquece uma boa história.Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação com História.
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