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3 passos para criar uma apresentação com história

Depois que começamos a falar em público e nossas apresentações começam a sair naturalmente, queremos dar mais um passo em direção a uma apresentação perfeita. Queremos novos desafios para nos tornarmos melhores oradores. Assim sendo, é o momento em que pensamos em incluir técnicas de Storytelling nas nossas apresentações. Sim. A ideia é nos desenvolvermos para saber contar uma apresentação com história.

O primeiro problema que enfrentamos é o preconceito que temos com histórias. E, consequentemente, com uma apresentação com história. Na verdade, muitas vezes os palestrantes tiram as histórias do seu leque de possibilidades como sendo algo que só seria adequado para quando lidamos com crianças pequenas. É que histórias são como nós, os adultos. Assim sendo, trocamos informações e idéias todos os dias. Afinal, pense em todos os livros, programas de TV, filmes e que você assistiu. Todos passavam informações contando histórias. Estudos de cases também são histórias. E não por isso deixam de ser um bom argumento para o nosso cotidiano corporativo.

Agora, para começarmos a aceitar contar apresentação com história, vou pontuar os 3 passos para se contar uma boa história:

Gancho para a história

O primeiro passo é convidar o público a ouvir a sua história. Mais: mostrar uma ligação do assunto que está sendo apresentado no momento com aquela história. O chamado Gancho para uma apresentação com história. Perceba que gancho não precisa ser feito no começo da história necessariamente. Se a idéia é contar a história e depois explicar a sua função ou liga-la ao assunto, ok. No entanto, ela não pode ficar jogada, sem sentido. Tem que ter conexões com o assunto tratado. Isso é essencial para que ela seja absorvida e entendida pelo público.

Por exemplo: recentemente dividimos o palco de um evento de comunicação na ESPM com o mestre Ken Fujioka. Ken contou a sua visita à atração American Idol do complexo de parques Disney. Contou a sua experiência no “brinquedo”, como ele funciona, como começou e tudo para chegar num bom exemplo de Branding, tema da sua palestra. Ken contou sobre a sua viagem e experiência e somente depois a ligou com o tema da sua apresentação: Marcas. Enfim, nada mais era do que contar uma apresentação com história.

Liberar a imaginação

Inicialmente, esse é um dos grandes motivos pelo qual histórias fazem sucesso. Por que é você quem a monta na sua cabeça como são os personagens, como é o cenário, etc. Portanto, isto significa que você não tem que desenhar toda a imagem mental para eles. Forneça detalhes apenas o suficiente. Também dê o primeiro passo que o público completa a idéia, cada um do seu jeito. Fazendo a sua apresentação com o MonkeyBusiness por exemplo, garantimos que ela será como um livro de histórias bem ilustrado.

Assim, damos as primeiras imagens, mas é o público que vai acrescentar detalhes às imagens mentais, deixando-as mais ricas e relacionando-as com experiências vividas. Isso ajuda muito na hora de guardar sua mensagem. Enfim, uma apresentação com história precisa ser bem ilustrada.

Histórias podem ser reais, vividas, ou somente inventadas

No final, é você quem escolhe. Na verdade, não há uma regra dura em relação a isso. O importante é que ela tenha um bom enredo, uma causa ou personagem com os quais o público pode se identificar, e imaginar. Aqui na Monkey já vimos grandes êxitos com apresentação com história inventadas ou reais. O que importa é a mensagem passada com ela. Já criamos histórias para muitos apresentadores. Histórias heróicas, medievais, de cordel, etc. Já também ajudamos palestrantes a contarem as suas histórias e a encaixarem no momento certo da apresentação. Resumindo: Solte a imaginação.

Concluindo: O importante é termos em mente que, como oradores, existe uma série de elementos que podemos usar para alcançar o nosso principal objetivo: transmitir a nossa mensagem para o público. Então, uma das ferramentas mais poderosas que temos à nossa disposição é o Storytelling. Finalmente, dominar esta técnica e suas mensagens terão um impacto duradouro no seu público. Dificilmente alguém esquece uma boa história.

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