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10 slides que toda startup deveria ter em sua apresentação

Cada dia mais é possível perceber o quão importante é uma apresentação na vida profissional, ainda mais para o empreendedor ou startup que está desbravando um mercado competitivo, ou ainda mais difícil, gerando um novo mercado através de uma ideia inovadora.

Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas internacionais na área de tecnologia e marketing (inclusive foi conselheiro na Apple). Ele divulgou essa semana o que ele acredita serem os 10 slides que toda startup deveria ter em sua apresentação, e abaixo nós colocaremos essa seleção de slides sob nossa perspectiva (portanto, vocês encontrarão algumas sugestivas mudanças):

1º slide – Título

Este slide será a abertura de sua apresentação, ou o “descanso” (como nós chamamos aqui na agência). A tela que ficará em evidência desde a chegada dos convidados até seu início. É importante apresentar informações básicas que situem a audiência na apresentação. Elementos como nome da empresa, seu nome e seu cargo. O que você não precisa? Colocar informações de contato (e-mail, telefone, redes sociais etc.). Você está no começo da apresentação, a audiência quer te ouvir primeiro para, depois, entrar em contato com você, portanto guarde essas informações para o final, seja em um slide ou para a aproximação pessoal.

2º slide – Problema/Oportunidade

Você tem algo a oferecer. Seja um produto ou serviço, ele certamente é útil para resolver algum problema, aproveitar uma oportunidade que você identificou que ninguém ainda aproveitou. Seja por completo ou de maneira efetiva. Essa é sua proposta: qual problema/oportunidade você identificou que seu produto/serviço é tão bom que irá resolver?

3º slide – Valor

Esse não é mais um slide de “missão, visão, valores” que costumávamos ver nas apresentações mais tradicionais. Mas sim um momento onde você irá descrever melhor o valor do resultado que seu produto/serviço propõe. Por que a audiência deveria acreditar no que está propondo?

4º slide – Qual o segredo?

O momento onde você irá cativar a audiência contando mais sobre como o seu processo é bom em resolver o problema que apresentou. Mais que isso, por que seu processo é tão bom. Ou seja, descreva a tecnologia que você utiliza, o ingrediente secreto ou a mágica por trás do que você está oferecendo. Se você possui um protótipo ou algum demonstrativo, agora é a hora! Glen Shires, do Google, esteve sempre certo ao afirmar que “se uma imagem vale mais do que mil palavras, um protótipo vale mais que 10.000 slides”.

5º slide – Modelo de Negócios

O famoso Business Plan, como o investimento em sua startup retornará financeiramente para os potenciais investidores. Já tem um (ou mais)? Ótimo! Explique quem são, como eles investiram e como o retorno está acontecendo – exemplos práticos ajudam ainda mais a compreender o assunto, ainda mais se forem cases reais.

6º slide – Entrando no mercado

Como você entrará no mercado sem ir à falência ou então quebrar os fundos que planeja? Explique sua estratégia para atingir o potencial consumidor de forma saudável e controlada.

7º slide * – Análise Competitiva

Você sabe se existem concorrentes? Quem são eles? Onde vivem? O então, o que comem? É importante apresentar a análise de cada um, e neste momento você precisa ser bastante específico – neste caso, quanto mais (informação), melhor.

8º slide * – Equipe

Qual sua estrutura de profissionais trabalhando em sua startup? Quais são os diretores? Ou investidores? Apresente o time que entrará em campo, e não se preocupe com a quantidade de profissionais que possuir ou que “não tenha a quantidade perfeita” – se você tivesse a equipe perfeita, não precisaria fazer uma apresentação para conquistar investidores (e isso não é ruim, ok?).

9º slide * – Metas

Ser visionário não significa apenas ter uma boa ideia, mas principalmente enxergar até onde ela vai e os possíveis resultados que virão com sua estratégia. Apresente o retorno financeiro que acontecerá nos próximos três anos, o aumento de consumidores e a taxa de conversão, por exemplo.

10º slide – Cenário atual

Sua startup está pronta para entrar no mercado ou ainda precisa de um determinado tempo para tornar-se completa? O investimento que você planeja ter será distribuído de que forma? Qual o cronograma de atividades? Tudo isso é importantíssimo para que os investidores conheçam bem o terreno onde estão apostando.

Notaram que, durante os 10 slides acima, alguns receberam asteriscos (*)? Identificamos alguns slides que podem força-lo a aumentar o número de slides. Por exemplo a Análise Competitiva (slide 7), que dependendo da quantidade de concorrentes que você levante, será difícil colocar todos em um único slide, certo? Isso iria contra o que nós sempre ensinamos sobre redução e distribuição de informações por slide.

Não precisa se engessar. Veja como improvisar na sua apresentação de startup:

Outro exemplo é apresentar a Equipe (slide 8), você pode fazer tanto um organograma com nome e cargo – que certamente caberá em um único slide – quanto pode sentir a necessidade de destacar algumas pessoas do quadro de funcionários em slides distintos. Imagine que você tenha Peter Thiel como conselheiro (uau!) e você quer valorizar isso na apresentação…você realmente acha que ele merece entrar em um organograma tradicional? Não! Faça um slide só sobre ele, com foto, nome completo e um breve currículo que valorize o profissional e, diretamente, valorize que sua ideia possui profissionais de destaque.

Por último, falar de Metas (slide 9) também pode precisar de mais slides, principalmente pela questão de você querer (dever, aliás) evitar acumular informações distintas em um único slide (o que causa não apenas desconforto mas, principalmente, também atrapalha na compreensão da mensagem) – se você sentir que as metas estão se sobrepondo e as informações estão se transformando em uma bula de remédio não sinta medo em dividir o slide em mais um ou dois.

Finalizando, a estrutura que Guy Kawasaki apresenta é muito bacana e certamente muito importante pois ele consegue não apenas resumir os tópicos importantes como também estruturar a ordem que você deve apresentar, de acordo com o raciocínio do assunto e da forma como a audiência compreenderá melhor, porém nós deixamos o seguinte alerta: não se prenda a números: dez slides não são melhores que onze, doze ou treze.

Mais objetividade e menos devaneios

Um dos fatores que fará você desenvolver melhor a estrutura de sua apresentação é o tempo disponível para falar, geralmente apresentações para investidores são rápidas, então você não pode perder tempo com devaneios ou informações que não são importantes para o momento.

Portanto, utilize a base acima como modelo de apresentação para startup, mas não se preocupe se precisar dividir algum slide em dois – o importante é você ter sua mensagem bem estruturada, com bastante clareza nas informações e, depois de muita prática, que caiba perfeitamente dentro do tempo que tiver para apresenta-la.

O importante é notar que sua mensagem pode ser passada de forma profissional com uma média de dez slides – bom para você e bom para a audiência.

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