MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

10 passos para você iniciar no Motion Design

Nós somos um estúdio de Motion Design! E, como apaixonados pelas animações, hoje vamos abordar os 10 passos para você iniciar no Motion Design. Mais do que isso, somos um grupo de profissionais apaixonados pelo design em movimento. E, nesses mais de 13 anos trabalhando com animação, nós aprendemos muito. Aprendemos o poder que o Motion Design tem na comunicação.

Aprendemos como um vídeo animado adiciona vida e emoção a qualquer mensagem. E, principalmente, aprendemos como o Motion Design tem o poder de resolver problemas de comunicação. E queremos compartilhar com você um pouco mais desses aprendizados. Por isso vamos para os 10 passos para você iniciar no Motion Design.

Antes de tudo, é importante colocar que, como seres humanos, estamos acostumados a ver o mundo se movendo ao nosso redor. Parece óbvio, não? Mas é essa obviedade que nos move. Literalmente. Dessa forma, se você trabalha com Motion Design, o seu público vê veracidade nas suas entregas. Exatamente porque estamos acostumados a ver um mundo em movimento.

Por outro lado, é fácil notarmos que as grandes empresas de tecnologia estão constantemente evoluindo seus produtos para serem cada vez mais naturais. Seja no design deles, cada vez mais ergonômicos. Seja nos seus softwares que são cada vez mais naturais. E isso implica em Motion Design também. Dessa forma, percebemos que o Motion Design ganha cada vez mais notoriedade.

Então, seja para a criação de animações na comunicação, seja no motion design de aplicativos. Não importa. O Design em Movimento faz parte da nossa vida. E se desenvolve cada vez mais. Então vamos para os 10 passos para você iniciar no Motion Design:

10 passos para você iniciar no Motion Design

01. Pratique a Observação do Motion Design

Através da prática, busque desenvolver um olho para o movimento. Só observando cuidadosamente todo tipo de movimento ao seu redor você poderá criar movimento. Entenda física das coisas. O peso. O tempo. Assim, comece a observar como os elementos se movem na tela enquanto você usa seus aplicativos favoritos. Observe os detalhes das animações nos seus desenhos animados preferidos.

Veja mais vezes e descubra por que você gosta e tente procurar os detalhes. Observe o que está mudando: suas formas, tamanhos, posições, cores. Assim, comece observando os grandes movimentos. E vá reduzindo até os mínimos movimentos. Essa é o primeiro dos 10 passos para você iniciar no Motion Design.

02. Saiba o significado da sua Animação

O Motion Design revela sempre um significado mais profundo do que apenas uma animação. Dessa forma, sendo um animador, você deve pensar conscientemente em como aquelas artes serão animadas desde o início. Assim, se você estiver no estágio de design, anime seus protótipos para adicionar essa dimensão animada. Se você estiver no estágio de desenvolvimento, crie já pensando em como as animações vão acontecer.

03. Onde colocar o Motion na sua Criação

Um bom animador sabe planejar bem sua animação. Afinal, não basta apenas animar objetos, cenários ou personagens. É preciso saber quais animações colocar, onde colocar, e calcular o timing delas. Mais do que isso. É preciso saber quais animações combinar para criar cenas melhores.

04. Saber Categorizar com suas Animações

Animações são múltiplas! E por isso, elas podem ser aplicadas nos mais diferentes cenários. E, como animador, é importante que você saiba como categorizar o seu movimento. Assim, ele pode estar em Transições (mudanças de conteúdo/movimento do usuário para outra tela), Microinterações (botões, expressões de personagens), Animações gráficas (como o salto de um personagem), entre diversos outros. Saber categorizar suas animações é saber qual é o peso de cada uma na sua narrativa e como elas interagem entre si.

05. Trabalhe nos Espaços do seu Motion Design

Uma boa animação não se dá apenas pelas sua animações. Os momentos de pause entre elas também são super importantes para um bom Motion Design. Assim, nesses 10 passos para você iniciar no Motion Design, é preciso saber onde não teremos animações. E como esses intervalos vão funcionar para melhorar o movimento das cenas onde ele está acontecendo.

Dessa forma, se um elemento entrar pela direita da tela, os expectadores se organizarão mentalmente para que ele fique à direita. Assim, ele deverá ser animado sempre à direita. Assim, mesmo que ele já tenha sido animado, nesse espaço desse pause, ele deve se manter organizado para que o público não se confunda.

06. Comece a entender coisas como duração, curva de tempo, caminho de animação, valores iniciais e finais

O Motion Design é bastante amplo e oferece uma grande possibilidade de parâmetros que o transforma em seus mínimos detalhes, para que funcione bem para todos os casos. Esses parâmetros tecnicamente formam sua peça de animação. Dessa forma, para se criar um Motion Design especial e único, não os aplique da forma que todos os outros o fazem. Mude! Brinque com eles. E entenda cada vez melhor como controlar esses parâmetros. Uma vez que você se sinta no controle disso, você pode fazer obras-primas de movimento.

07. Não deixe seu público esperando

Nunca crie animações esperando a boa vontade do seu público. Assim, saiba que as pessoas não vão esperar que a sua animação termine para entenderem o que ela quer dizer. Dessa forma, se eles realmente tem que esperar (no caso de uma cena de animação, por exemplo), encante-os com uma animação significativa. Resumindo: tem que ser bom.

Dessa forma, em todos os momentos, lembre-se de usar sua animação para resolver um problema de comunicação. Ela não está lá somente para gerar movimento. Esse movimento tem que ter sentido para a comunicação do seu Motion Design.

08. Explore Ferramentas para o seu Motion Design

Boas animações são compostas por técnicas diferentes. Dessa forma, não se feche em apenas uma delas. Busque entender novas técnicas. Se você é bom em cutout por exemplo, comece a entender o frame-a-frame. Se você conhece bem o 2D, busque entender o 3D. Misturar técnicas é o caminho para melhores criações em Motion Design!

09. Mantenha-se Antenado no mundo da animação

Se programe para viver o mundo do Motion Design. E essa dica, de todas as 10 passos para você iniciar no Motion Design, é aquela que muda a sua vida. Então, salve as coisas que achar interessantes. Faça seus painéis no Pinterest e no Dribbble. Observe suas referências repetidamente. E, quando for avaliar cada um, diminua sua velocidade para entender como os elementos estão se movendo. Enfim, aprenda copiando.

10. Desenvolva a sua estética autoral

Deixamos você com medo de começar? Calma. Parece sim muita coisa a se pensar. Mas, para iniciar, foque em criar seu motion design de acordo com tudo aquilo que você acredita. Vá atrás da sua estética. E use essas dias acima apenas para dar um gás na sua busca. Perceba que esses 10 passos para você iniciar no Motion Design são conceitos e ideias para melhorar o seu trabalho.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.