MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como perder o medo de falar em público? 10 ideias criativas

Como perder o medo de falar em público? Essa é uma questão recorrente no Mercado. E, como estúdio de Motion Design, especializado em vídeos, animações e apresentações profissionais, faz parte do nosso cotidiano. Afinal, desenvolvemos apresentações criativas para as maiores empresas do Brasil e do mundo, e seus profissionais de maior destaque. E muitos deles sofrem com esse mal. Assim, muitas vezes nos perguntam como perder o medo de falar em público.

No entanto, de afirmarmos que existe um único método para se saber como perder o medo de falar em público estaríamos mentindo. Isso porque nossa experiência comercial e de atendimento em mais de 5 mil apresentações profissionais realizadas (e contando) provam o contrário. Enfim, não existe um método infalível. No entanto, existem métodos. Portanto, cabe à você, profissional que luta contra esse medo legítimo, se entender e buscar aquele que funcione melhor para você. 

Então, como perder o medo de falar em público?

Depois da notícia ruim sobre essa luta de como perder o medo de falar em público, vamos para a parte boa. Ao passo que não existe um método, podemos levantar algumas frases que vão te ajudar nessa luta. Chamamos essas frases de Mantras para se perder o medo de falar em público. Mas, na verdade, são resumos de técnicas e métodos que estudamos, pesquisamos e testamos com nossos clientes. Pode ser que algumas não façam muito sentido para o seu medo em especial. Por outro lado, outras podem ajudar. Assim, vamos então aos mantras de como perder o medo de falar em público:

01. Não decore os slides. Entenda o seu conteúdo

Um dos grandes fatores gerador de medo de falar em público é o treinamento da apresentação. Para muitos, esse é o momento de gatilho. Principalmente quando tenta-se decorar os slides. Palavra-a-palavra. Pausa-a-pausa. Enfim, esse processo é muito pesado. Portanto, esqueça o decoreba de slides. Ao invés disso, entenda o seu assunto. Assim você evita esses dias tensos antes do palco e pode ter uma apresentação mais tranquila.

02. Crie uma linha de argumentos que faz sentido para você

Qual é a melhor linha argumentativa para sua apresentação? Existem várias linhas no Mercado. E diversos métodos, como o storytelling. Mas, a verdade é que, para você perder o medo de falar em público, tem que escolher aquela que é mais confortável para você. Então, pense: como eu argumento esse assunto? Crie essa linha no papel mesmo, teste, e só depois coloque nos slides.

Afinal, não é porque um método está na moda, que ele funciona para você. Aqui no MonkeyBusiness mesmo, diversas vezes escrevemos storytellings super criativos. Mas que tiveram que voltar ao tradicional. Isso porque ele despertou o medo de falar em público do apresentador. Percebe? Assim, escolha o que é mais confortável para você.

03. Seu Público tem interesse em você

Lembre-se que o público quer te assistir. Ele tem interesse no assunto que você vai expor. Tirando situações como aulas no colegial, quem está lá quer te ver. Então foque nisso. Mas não deixe essa expectativa ser o motivador do medo de falar em público. Use ela como um ponto positivo. Afinal, você é aguardado. Seu conteúdo é interessante. Agora você tem que entregar ele.

04. Ninguém conhece o seu material como você

Agora, saiba que ninguém conhece o seu material como você. Naquela sala, palco, evento, quem conhece aquele assunto é você. Então foque nisso. Foque em entregar esse conteúdo para o público. Afinal, não é sobre você. E sim sobre esse conteúdo. Pense que você é um instrumento de comunicação desses slides. E não o protagonista.

05. Ninguém sabe o quão melhor a sua apresentação poderia ter sido

Quem apresenta com frequência sabe bem quando a sua performance não atingiu o que você imaginou. Ainda mais para aqueles que apresentam muitas vezes o material, como palestrantes, etc. Você cria uma expectativa para esse momento. Imagina uma performance que as vezes não é alcançada! Mas calma: isso não quer dizer que foi ruim. Porque o seu público não sabe as suas expectativas com ela. O que foi entregue é o nível que eles viram. E isso está bom. Enfim, não deixe a expectativa de “o que poderia ter sido” aumentar o seu medo de falar em público.

06. A falha conecta. A Sinceridade te aproxima do público

Vivemos uma época onde não precisamos mais ser perfeitos. Apresentar com algumas falhas, com alguma humanidade, te conecta com o público muito mais do que a perfeição. Isso porque o público também é composto de humanos. Então esqueça a perfeição que aquele coach te ensinou ou que você leu no livro da década de 80. Hoje é possível vencer o medo de falar em público exatamente assumindo a sua humanidade. E que suas pequenas falhas vão te ajudar a se conectar com o seu público.

07. O apresentador perfeito afasta o público

Ao passo que a falha aproxima, o apresentador perfeito afasta. A não ser que o evento peça, se distanciar do público através de uma perfeição nunca alcançada pelos demais é ruim. O terno perfeito. As falas perfeitas. Sincronizadas. As pausas contadas. Enfim, é muito chato né? Portanto, aposte na humanidade. Ou seja, aposte em se aproximar dos demais. Em ser sincero, real, normal. Concluindo, esse pensamento te ajuda a saber como perder o medo de falar em público te deixando mais tranquilo.

08. Estamos mais abertos ao improviso

A Pandemia passou. Mas deixou uma mensagem de que podemos sim improvisar. Afinal, foram momentos onde as pessoas apresentavam com crianças brincando no fundo, barulho de obra, etc. Lógico, isso não quer dizer que o seu material possa ser amador. Ou que você não precise ensaiar para apresentar. Por outro lado, mostra que você não precisa ser perfeito.

09. Concentre no Take Home e tudo dará certo

Lembre-se que o seu público deve levar algo para casa da sua apresentação. Uma ideia. Um conceito. Uma proposta comercial. Então, concentre-se nisso. Isso porque se o seu público saiu de casa, pegou trânsito e veio te assistir, é porque eles têm um interesse na sua apresentação. Se você se concentrar em garantir que eles sairão dela com esse conteúdo, pode ficar tranquilo. Seu objetivo estará comprido. E, talvez, pensando nisso, seu medo de falar em público vá embora.

10. Talvez você não precise de uma apresentação

Agora, essa é a provocação: será que você precisa mesmo de uma apresentação? Isso porque, como estúdio de Motion Design, transformamos conteúdos corporativos em apresentações. No entanto, também em vídeos. Assim como animações. E, talvez o melhor formato para você não seja um Powerpoint. Pode ser uma animação, um infográfico animado, etc. Dessa forma, talvez outros formatos animados possam ser mais confortáveis para você. 

Concluindo, saber como perder o medo de falar em público é muito importante para que a sua vida profissional não seja abalada. Mas saber que você pode driblar esse medo, não apenas com frases de motivação, mas também com outros materiais, é inteligente. E, se precisar de uma apresentação. Vídeo. Ou animação, conte conosco. Somos especialistas neles!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em como perder o medo de falar em público.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.