MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

10 dicas básicas para sua apresentação profissional funcionar melhor

Nós somos especialistas em apresentações com Motion Design. E nesses 10 anos de agência, já criamos diversos artigos sobre dicas de criação, design, animação e performance de apresentações. Mas nunca havíamos listado as mais básicas. E isso não quer dizer que são menores, ou mesmo piores que as outras. Podemos considera-las a base do pensamento estratégico para a criação da sua apresentação.  Com vocês, as 10 dicas básicas para sua apresentação profissional.

Você pode considerar essa lista das 10 dicas básicas para sua apresentação profissional como um guia. Assim sendo, antes mesmo de abrir o PowerPoint, concentre-se em entender se você seguiu essas 10 diretrizes. Acredite: elas farão toda a diferença na assertividade e criatividade da sua apresentação. E, mais do que isso: essas 10 dicas básicas para sua apresentação profissional serão a base para você não perder muito tempo criando suas apresentações. Portanto, vamos à elas:

01. Defina sua mensagem. No máximo 4

No momento de pensar na sua mensagem, pergunte-se: Qual a principal informação você quer fixar nas mentes da sua audiência? Imagine o cenário: se você deixar um pesquisador na porta da sala de apresentação, e, ao saírem, sua plateia deve responder à seguinte questão: “O que você viu lá dentro?” – As respostas devem ser próximas da Mensagem que você definiu.

Sua mensagem deve ser rápida. E fácil de ser entendida. Assim, busque escrever uma frase simples: Minha mensagem deve ser “Convencer Meu Público A Ser Mais Saudável.” Somente isso. Deixe-a simples e direta para facilitar a lembrança. Se possível, repita-a em posições diferentes da sua apresentação. Todos esses são artifícios para se reforçar a lembrança dessa mensagem. Abuse deles.

02. Defina sua Direção de Arte. E depois o design dos slides

Primeiro defina os parâmetros visuais que estarão em todos os slides da sua apresentação. Isso é definir a direção de arte da sua apresentação. Assim, nessa etapa, é importante pensar em cores, padrão de uso delas, tipo de foto, diagramação, enquadramento, etc. Em seguida, defina o design de cada slide. Isso quer dizer que você deve pensar na melhor maneira possível para comunicar a mensagem de cada slide. Assim, a Direção de Arte é global, e o Design é pontual: ele pensa slide a slide.

03. Simplifique sua Mensagem

Muitos acreditam que o segredo de uma boa apresentação é rebusca-la. Erram muito. Um dos ensinamentos que podemos tirar dessas 10 dicas básicas para sua apresentação profissional é a simplicidade. Sua apresentação nada mais é que uma peça de comunicação. Assim, ela precisa ser rápida, direta e eficiente. Fuja da quantidade grande de slides, textos enormes nos slides, etc. Menos é mais. Busque comunicar suas mensagens da meneira mais rápida.

04. Saia do amadorismo com Design de Slides e Vídeos

Você sabia que a retenção das mensagens da sua comunicação (e estamos falando não apenas de apresentações) sobe consideravelmente quando você substitui textos por imagens? Estima-se que a retenção da sua apresentação aumenta de 10% a 65% quando o visual é aplicado. Isso é muito! Portanto, ter uma apresentação mais visual do que textual não é uma questão simples. Tomar a decisão visual na sua apresentação é essencial! Assim, busque ter slides mais visuais do que textuais.

05. Não complique. A comunicação deve ser direta

Para você comunicar melhor, abuse do roteiro. Ele vai dar uma forma criativa nova para sua apresentação. E essa forma deve te ajudar a comunicar melhor, não apenas rebuscar a comunicação. Então, entenda quais são os gaps da sua apresentação e veja as correções cabíveis para ele. Fique atento: não use o roteiro apenas pela criatividade. Use-o para melhorar a eficiência da sua comunicação. Muitas vezes, ter um bom roteiro não é escrever a mais. Ao contrário: é escrever menos.

06. Crie um “lugar em comum” para sua comunicação

Nos comunicamos melhor quando derrubamos barreiras. Assim, pense em criar um ambiente propício para sua apresentação funcionar melhor. Se aproxime do seu público. Crie um lugar em comum onde você pode apresentar. E eles podem entender melhor suas mensagens. Assim, busque analogias que façam sentido para eles. assim como a parte visual dos seus slides. E podemos ir mais além: até sua roupa e expressão verbal devem estar adequados à esse momento e local.

07. Empregue tom e ritmo à sua voz

Apresentações monotonais são chatas. Falar o mesmo assunto, sob o mesmo ponto de vista, com o mesmo template é péssimo. Assim, busque variações. Entenda que colocar quebras de expectativas, inversões e pausas dão ritmo e dinâmica ao seu conteúdo. Pela nossa experiência, vemos que muitas vezes o mesmo conteúdo é transformado apenas por essas questões. Saia da mesmice!

08. Estude, estude e estude seu material

Conhecer o seu material é essencial para sua apresentação ser bem sucedida. Antes de um bom conteúdo, roteiro ou visual. Só com um bom entendimento do seu conteúdo você fará uma boa apresentação. Assim, dedique a estudar sua apresentação sob dois pontos de vista: primeiro entendendo sua apresentação como um todo. Em segundo lugar, slide a slide.

E não se engane: estudar leva tempo e é muito pouco produtivo quando feito no dai anterior da apresentação. Portanto, separe 1 hora por dia para estudar com calma e tranquilidade todos os detalhes do seu material.

09. Termine com um Call to Action claro

O seu público não saberá o que fazer a menos que você diga a eles. Então, é muito importante que no final da sua apresentação você termine com um call to action claro. Incentive sua plateia a fazer mudar. Afinal, é sobre isso que toda apresentação é: apresentar mudanças. Não só isso: incentivar e convencer a mudar.

10. Deixe marcas ao terminar

Para finalizar a lista das 10 dicas básicas para sua apresentação profissional, vamos terminar com o final da us apresentação. Um final mal planejado afunda toda a construção da sua apresentação. Lembre-se, é para ele que todo o material foi construído. Portanto, deixe o slide de “obrigado” de lado e termine em grande estilo.

Se sua apresentação precisa ser impactante, esse impacto reside no seu final principalmente.

Esperamos que essas 10 dicas básicas para sua apresentação profissional realmente funcione para você. Como dissemos no começo, são dicas bem básicas, mas que fazem todo sentido na hora de começar a estruturar sua apresentação. No entanto, serem básicas não quer dizer que são ruins ou fracas. Entenda essas 10 dicas básicas para sua apresentação profissional como o começo do seu pensamento estratégico de como criar apresentações melhores.

Concluindo, criar uma apresentação profissional eficiente demanda uma estrutura de pensamento e metodologia. Essas 10 dicas são um ótimo começo para você que busca melhorar nesse sentido. Se você quer saber mais sobre apresentações venha aprender a criar o seu no curso do MonkeyBusiness “Apresentação Profissional”. Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição:

apresentação com storyboard

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Profissional.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.