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Como controlar a ansiedade antes de uma apresentação

Você sabe como pode controlar a ansiedade antes de uma apresentação?

Todo mundo se lembra da sua primeira apresentação para um grande público. Elas geralmente acontecem na escola, ou para alguns, na faculdade. São aquelas semanas que você dorme mal, tenta decorar todas as linhas do seu discurso e fala como se fosse um robô. Apresenta na frente do espelho, da sua família, cachorro, etc. Nada é suficiente para te tranquilizar.

Nervosismo e ansiedade causam sintomas e sensações como taquicardia, mãos tremendo, palmas das mãos suando e muitas vezes, quando sobe-se no palco, a pessoa trava e vem aquele “branco”. O esquecimento total e completo do que você deveria dizer. O que só ajuda mais a aumentar o nervosismo.

Dizem que o maior medo do ser humano é falar em público. O segundo é o medo da morte. Isso quer dizer que temos mais medo de apresentar para um grande público do que morrer. Não é por pouco que muitas pessoas tem medo e grandes dificuldades de controlar o nervosismo antes de se apresentar.

Se você tem medo de falar em público, tenha uma certeza: o segredo não é como se livrar do nervosismo, mas como gerencia-lo. Pela minha experiência à frente da MonkeyBusiness, encontrei muitos e ótimos apresentadores, que ainda têm medo de falar em público. Na verdade, todos têm um pequeno frio na barriga antes de subir no palco. Desde o mais introvertido até o mais expansivo comunicador.

Uma provocação: pesquisas indicam que o medo de falar em público na verdade é o medo do fracasso, da crítica, do julgamento, do constrangimento, da comparação, ou da rejeição. Isso quer dizer que existe uma grande dose de ansiedade nessa equação.

Levantamos 10 dicas para você se acalmar antes de subir ao palco:

1 . Prepare-se para subir ao palco

Se preparar é fundamental para reduzir o seu nível de ansiedade. Prepare-se fazendo ou participando do processo de criação da sua apresentação: desde o planejamento, a estrutura lógica dos slides, até o conteúdo deles. Quanto mais domínio você tiver do conteúdo e da ordem cronológica, melhor preparado você se sentirá.

2 . Conheça o local da sua apresentação

Se possível, visite o local da sua apresentação com antecedência. Se imagine apresentando, suba no palco, olhe para as cadeiras vazias. Já anteveja quaisquer problemas que podem acontecer durante a sua apresentação e como você se sairia deles: um problema no áudio ou alguém da plateia com perguntas mais complicadas.

3 . Pratique a apresentação

Não há melhor maneira de acalmar os nervos e garantir uma apresentação vencedora do que ensaiar em voz alta, de frente para uma audiência. A prática da sua apresentação lhe dará confiança e a oportunidade de corrigir erros e passagens que podem ser melhoradas no seu conteúdo.

4 . Visualize o sucesso

Psicólogos de esportes têm provado que a capacidade de um atleta para visualizar seu sucesso cria uma maior taxa de vitória. Antes de sua próxima apresentação, imagine-se  falando com confiança e equilíbrio, colocando as informações nos lugares corretos e dando sentido ao seu conteúdo para o seu público.

5 . Conheça a sua audiência

Conheça quem é o público e o que ele quer aprender com a sua apresentação. Chegue mais cedo ao local e converse com o público, entenda o que ele espera da sua apresentação. Você irá entregar o que eles precisam? Com estas informações, você começa a desenhar as “regras do jogo” e fica mais tranquilo quanto ao que vai encontrar quando subir no palco.

6 . Pratique a positividade

Reforce a positividade em você. A cada um desses passos, se concentre em se convencer que eles estão sendo seguidos e vão ajuda-lo no sucesso da sua apresentação como um todo. Cada estudo de audiência, cada treinamento, é um passo a mais rumo à tranquilidade. A ideia agora é se convencer que você está preparado para a tarefa.

7 . Respire profundamente antes de falar

Ter falta de ar no começo da sua apresentação é bastante comum, até para apresentadores experientes. Para você que vai apresentar em um evento grande, procure um lugar isolado para fazer alguns exercícios de respiração, para entrar “aquecido” no palco. Essa prática ajudará a livrar o corpo do excesso de energia e diminui as sensações de taquicardia e mãos trêmulas, por exemplo.

8 . Memorize a sua abertura

O início da apresentação muitas vezes carrega uma enorme responsabilidade. Isso acontece muito: no começo, quando o apresentador ainda está frio, ele geralmente se sente mais frágil e pouco apto a conquistar a plateia. Essas sensações podem aumentar o nervosismo. Treine muito. Começar bem uma apresentação vai dar a você a confiança necessária para performar bem até o seu final.

9 . Seu público não percebe o seu nervosismo

Os apresentadores que têm a oportunidade de ver suas apresentações filmadas quase sempre dizem: “eu nem pareço que estava tão nervoso”. O público não vê como você se sente por dentro, por isso, muitas vezes eles não vão ver o quanto você está nervoso.

10 . Treine as conexões para controlar a ansiedade

Não decore somente seus slides, mas também as conexões entre eles. Como você vai ligar um assunto ao próximo? Já ter isso planejado também vai te dar uma vantagem em relação aos seus sentimentos de nervosismo.

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