Não é novidade que lembramos mais de histórias que vivemos do que das matérias que estudamos. Com certeza você lembra melhor das histórias da sua faculdade do que das aulas de Comunicação e Marketing do 4º semestre. Sabemos disso, porque, afinal, uma apresentação com storytelling é muito mais marcante que pilhas de dados.
Além da ajuda do storytelling e da narrativa que naturalmente acontecem na nossa vida, prestamos mais atenção nesses fatos porque estamos falando de nós mesmos. Isso porque nossas histórias sempre serão interessantes. Basicamente porque são nossas!
Sabemos que quando o público sai de casa para assistir uma apresentação, eles buscam resolução para alguma dúvida. Eles buscam respostas para suas perguntas. E, finalmente, só isso importa. Sua mensagem pode ser muito interessante. No entanto, se não for interessante para cada integrante do seu público, se não preencher as lacunas que eles esperam que sejam preenchidas, não vai adiantar. Ela não vai ser retida, compreendida ou vai gerar engajamento. Ou seja, mesmo com uma apresentação com storytelling podemos ter problemas de cognição.
Retenção e conexão
Quando criamos uma apresentação profissional, precisamos sempre lembrar que retenção é igual conexão. Se não há conexão entre orador e público, não há transmissão de mensagem e retenção. Quando nos deparamos com um grande bloco de informações, nossas mentes automaticamente procurarão pontos para se conectar. Normalmente nos interessaremos pelos pontos que são úteis para nós ou se dizem algo que concordamos, seguimos. E pode apostar que descartaremos o restante.
Os números deixam claro essa realidade: estudos revelam que apenas de 10 a 15% da sua plateia se lembrará dos seus bullet points cerca de apenas 5 minutos depois de saírem da sua apresentação. Mas com certeza vão se lembrar de 80% dos fatos que foram transmitidos baseados em histórias. Portanto, não somente o storytelling clássico, mas também as informações que foram transmitidas através de narrativas lineares. E esse número ainda pode melhorar se for apoiado por imagens bem construídas. Ou seja, começar com uma apresentação com storytelling pode ser uma boa.
Apresentação com storytelling e o design
Viu como pensar na direção de arte da sua apresentação é importante? Não apenas importante, mas também fundamental. Como público, é um fato que estamos sempre buscando responder as nossas questões: só isso nos importa e só vamos nos conectar com quem nos ajuda nessa aventura com mais facilidade.
Por isso que a narrativa é fundamental, ela ajuda a conduzir o seu público com maior facilidade pelos seus argumentos até seu objetivo. Sim, é mais fácil e mais fluido. Por isso convence, por isso é bom.
Na prática, a ideia geral é pensar nos fatos que circulam as suas informações e elencar os melhores para ilustrar a sua apresentação, transformando os bullet points em narrativas melhores de serem entendidas.
Vamos lembrar que os bullet points funcionam mais para o próprio orador se lembrar dos assuntos que tem que passar do que para o público. Na verdade, é um crime contra o público: nossa função é pensar na melhor solução visual para transmitir uma mensagem. Todos os assuntos conseguem ser transformados em narrativas diretas.
E todos ganham com isso.
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