O segredo de sucesso de uma apresentação é saber se conectar com a plateia. Veja aqui como entender e se comunicar melhor com o público-alvo de apresentações.
De fato, toda apresentação, por mais criativa que seja, tem um objetivo bastante claro: vender uma ideia. Mas não só isso: para ela ser eficaz, precisa fazer com que o público-alvo de apresentações reaja de maneira adequada. Da maneira que você, apresentador, precisa.
Uma das vantagens da apresentação é que você pode ser direto ao expor a reação desejada. Argumentos, dados e histórias são elementos que servem para sustentar um call to action, um pedido, um chamado a uma reação específica. Veja algumas dicas de como atingir a reação esperada com a sua apresentação. Além disso: entenda como planejar para se comunicar diretamente com o público-alvo de apresentações.
1 . Diga o que seu público-alvo quer ouvir
Se você pedir o que você precisa, não conseguirá nada. Lembre-se que o seu público precisa de um motivo para agir, mas não o seu motivo. Essencialmente, a única pessoa que se preocupa com o que você quer é você. As pessoas estão interessadas em si mesmas. E não é diferente com o público-alvo de apresentações.
Você não vai convencer uma audiência a se engajar com o seu objetivo se você só falar sobre suas necessidades e desejos. Já diria Henry Ford, “se há algum segredo de sucesso, consiste ele na habilidade de apreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu”.
2 . Conheça o público-alvo de apresentações
Se você não conhecer o seu público-alvo, não conseguirá impacta-lo. Conhecer o público-alvo de uma apresentação é basicamente saber quais são suas preocupações e porque recorreram a você para resolvê-las – respondendo essas duas questões, você já terá uma ideia de como montar o seu material.
Antes de tudo, é preciso alinhar conteúdo da sua apresentação com o que a sua audiência está buscando, assim ficará mais fácil expor que o que você está oferecendo é bom para eles, ou que é a resposta que eles buscavam para seus problemas (e não dos problemas do apresentador).
3 . O verbal e o não verbal
Como apresentador você age como elo entre o público-alvo e a mensagem, sendo com o tom ou usando humor em sua apresentação. Então, se você dá o tom, deve ficar animado sobre o que você está oferecendo! Lembre-se que não é só o que você diz, mas como você diz. Para contagiar, você precisa estar contagiado. O mesmo vale para emocionar ou motivar também.
Se você, como apresentador, não “comprou” aquela ideia, dificilmente conseguirá vendê-la. Charles Chaplin dizia que uma obra de comédia dele só estaria pronta se ele mesmo se divertisse com ela. E assim deve ser com uma boa apresentação também. Para o humor, motivação ou qualquer sentimento que você precise expressar, antes de tudo, deve ser algo perceptível em você.
Entender o público-alvo, desenvolver um material que seja focado neles e caprichar no não verbal, juntos, vão garantir que a resposta da sua audiência esteja alinhada com as suas expectativas. Por isso, antes de subir no palco, monte um material adequado, e quando estiver apresentando, seja o primeiro a incorporar o tom que você precisa.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.