Como iniciar uma apresentação é o segredo de sucesso de muitos materiais: principalmente quando se busca atenção da plateia. Aprenda aqui.
Construir uma apresentação profissional é uma tarefa que exige muita atenção por conter muitos detalhes importantes. E um deles é a forma como você inicia sua apresentação profissional. Há quem acredite em regras fixas, como fórmulas matemáticas. Mas sabemos que isso não é aplicável, uma vez que cada palestrante possui uma personalidade. E, principalmente, cada apresentação possui seu próprio DNA (e, como sabemos que DNA é distinto, não preciso me aprofundar na metáfora). Até por isso existem várias maneiras de se pensar em como iniciar uma apresentação.
Então por que pontuar formas de como iniciar uma apresentação? Pois nem sempre é fácil encontrar uma forma disso acontecer. E você não quer repetir a velha fórmula do “olá meu nome é tal e eu vim aqui falar sobre o assunto tal”, certo?
Entenda abaixo como iniciar uma apresentação buscando conexão e atenção da plateia:
Crie silêncio
Não é uma das dicas mais fáceis a se seguir, mas não significa ser algo impossível. Criar silêncio significa saber trabalhar longas pausas entre as sentenças para estimular a reflexão da audiência. E, assim, fazer com que você conquiste maior atenção.
Aponte para o futuro/passado
É uma forma de estabelecer sua audiência dentro de sua mensagem através da comparação. E você pode fazer de duas formas: a primeira é prospectiva (futuro), onde por exemplo se diz “Daqui a cinco anos você não terá mais a mesma perspectiva profissional”. A segunda é retrospectiva (passado), onde por exemplo se diz “Em 1970 o Japão tinha 9% do mercado e, hoje, possui 37%”
Cite alguém
É uma das formas mais fáceis de trabalhar. Pois requer apenas a citação original de alguém (famoso ou não) que tenha a essência do que você irá apresentar. Se for alguém famoso, gerará maior empatia e, se for alguém anônimo, gerará interesse. Em ambos os casos, gera curiosidade, pois a audiência estará ansiosa pelos próximos minutos de sua fala. Por isso escolha muito bem a citação que deseja utilizar, provavelmente uma de impacto.
Compartilhe algo extraordinário
Lembra-se de quando existiam bebidas cujas tampinhas continham alguma curiosidade? Ou então do famoso chocolate Surpresa, com figurinhas de dinossauros e algo sobre cada um deles? Todos nós gostamos de conhecimento. E curiosidades são sempre bem-vindas (a receptividade das pessoas pelo curioso é realmente imensa). Pode não mudar a vida de ninguém, mas certamente aguçará a atenção da audiência (ainda mais se você conseguir relacionar com sua mensagem, obviamente).
Conte uma história
Apresentações comuns (com gráficos, dados, tabelas, organogramas etc.) na maioria das vezes geram dois resultados: a audiência concorda ou discorda (e, dependendo da qualidade da mensagem, gera também a dúvida), já as histórias possuem o poder de envolver a audiência e fazê-la sentir-se parte dela. Estatisticamente, uma história aumenta a atenção da audiência em 25%.
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