Em um vídeo corporativo, institucional ou de marketing, é importante fisgar o espectador e garantir que ele absorva a mensagem do seu vídeo em pouco tempo. A melhor forma de fazer isso é por meio de um storytelling audiovisual. Mas o que é isso? Como criar o seu storytelling audiovisual em vídeos, animações ou quaisquer outras peças de comunicação em Motion Design?
Vamos começar do início. Antes de saber o que é o storytelling visual, é importante sabermos o que é storytelling. Afinal, você já deve conhecer a palavra storytelling. Ela se refere ao ato de construir uma narrativa, como uma história, ao transmitir uma mensagem. Dessa forma, ao criar um vídeo usando técnicas de storytelling, a narrativa terá começo, meio e fim e vai engajar mais os espectadores, ao envolvê-los em uma história.
Assim, uma etapa importante do storytelling em vídeos corporativos é o texto, o discurso, trabalhado em locução ou lettering. Ou seja, a organização de todas as informações do seu vídeo. Estes recursos narrativos geralmente trazem as mensagens de forma mais direta, objetiva e explícita.
O STORYTELLING AUDIOVISUAL NA PRÁTICA
Mas…. Estamos falando de um vídeo, não de um texto ou de podcast. Ou seja, precisamos que nossas imagens comuniquem de forma igualmente eficiente. Afinal, não vale apenas termos as informações do vídeo bem estruturadas. É preciso saber como elas dialogam com as imagens.
E em vídeos animados, esse processo é mágico. Isso porque, é nas animações que podemos explorar imagens, personagens, símbolos e situações que vão transmitir mensagens aos espectadores de forma quase inconsciente. Somando essas imagens ao storytelling, chegamos no storytelling audiovisual.
Em vídeos de tutorial de plataforma, por exemplo, podemos mostrar um personagem utilizando o programa e, assim, demonstramos o seu uso, ao invés de só contar. O espectador assimila muito melhor a mensagem ao ver. Como exemplo temos esse vídeo que fizemos para apresentar a nova plataforma do Stilingue:
E em vídeos comerciais, um personagem pode passar por toda a jornada de compra do seu produto — assim o espectador se identifica. Em vídeos institucionais, podemos utilizar símbolos e ícones que representem a atividade e os valores da sua empresa.
Dessa forma, o storytelling audiovisual é uma das melhores ferramentas para transmitir a mensagem que você quer para clientes, parceiros ou investidores. Ele é o próximo passo da construção de um roteiro audiovisual. É extrapolar o pensamento de texto para fazê-los se transformar em visual.
É pensar o visual do seu material audiovisual antes mesmo de se iniciar a etapa de criação. Por isso que a construção de um roteiro visual não se encerra nos textos que essa peca terá. Ele precisa conectar esse texto às imagens, criando um material audiovisual completo.
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