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8 dicas de comediantes para apresentadores profissionais

Podemos fazer um paralelo entre os apresentadores profissionais e os comediantes. Por que não aprender com eles?

Vivemos o auge do stand up comedy. Talvez ele esteja passando, mas deixou vestígios. Todo mundo tem um amigo que se aventurou por esses lados, montou grupo de comédia etc. A grande maioria acabou desistindo, porque não basta ser engraçado, precisa saber apresentar. E apresentar bem. Então, o que podemos aprender com esses comediantes e melhorar as nossas apresentações? Conheça as dicas de comediantes para apresentadores profissionais:

Comece com Impacto

Devido ao seu tempo de palco limitado, os comediantes de stand up precisam chegar rápido no tom da apresentação. Pois não há muito tempo para aquecimento (o sucesso ou o fracasso da piada de abertura determina o restante da apresentação). Pense em começar a sua apresentação com impacto. Qualquer ideia que quebre o convencional, que mude a perspectiva do seu público. Se for o caso, abra suas apresentações com uma piada ou história pessoal, algo que crie uma conexão com o seu público. Assim, você diz ao público quem você é, qual é a paixão dos apresentadores profissionais e por que ela importa para eles.

Comportamento

É fácil notar que comediantes de sucesso sabem que não é o que eles dizem, mas como dizem. Estudos mostram que mais de 55% de comunicação de um orador durante os primeiros minutos de uma apresentação corresponde ao comportamento. 38% é o tom de voz. E apenas 7% vêm das palavras. Portanto, pense em tudo: voz, postura, gestos e aparência física para estabelecer o tom apropriado. Os bons apresentadores profissionais dominam o comportamento no palco.

Gerenciar o Público

Todo público possui uma identidade grupal, mesmo quando eles não conhecem uns aos outros ou pertençam a algum círculo específico. Essa identidade é rapidamente formada e os lados são definidos: de um lado, o orador, e o público do outro.

Cria-se um paradigma de “nós contra ele”. Comediantes experientes entendem esta dinâmica e sabem identificar os “papéis” que cada membro de um grupo assume. Temos o brincalhão, o desordeiro, o questionador, entre vários outros – o desordeiro é quem pode desestabilizar a sua apresentação. Esses comediantes sabem suportar interrupções de um desordeiro até que fique claro que o público também está irritado. Em seguida, o comediante “desliga” o desordeiro com a aprovação implícita do público. Desestrutura-se o “nós contra ele” e as conexões acontecem com mais facilidade. Não há mais barreiras entre a plateia e os apresentadores profissionais.

Desenvolva suas réplicas

Assim como os comediantes experientes, bons apresentadores sabem os pontos do seu material que podem levantar dúvidas. E com o tempo, é possível entender e prever até quais dúvidas serão levantadas. Com isso você pode já criar e estudar suas réplicas.

Ensaie sua espontaneidade

Perceba que os grandes comediantes fazem rir aparentemente sem esforço, parece que estamos numa conversa informal. Tudo isso na aparência, porque sabemos o quanto essas rotinas são ensaiadas para que pareçam espontâneas. O mesmo acontece com apresentações de sucesso: são treinadas para parecerem espontâneas, vemos isso no comportamento do apresentador, na transição de slides (bons apresentadores fazem bons ganchos entre assuntos e nunca esperam a transição para ler o que vem pela frente) e na interação com o público. Tudo saiu na hora? Não, tudo foi treinado, executado tantas vezes que parece natural, as melhores apresentações que produzimos são aquelas em que o apresentador entrega com essa “naturalidade ensaiada”.

Ritmo

Assim como no design os espaços são importantes para a transmissão das ideias, numa apresentação, as pausas funcionam para dar ênfases e direcionamento para o objetivo do material. Comediantes sabem trabalhar as pausas com maestria, precisam esperar para cada piada terminar e os risos também, para continuar. Ao mesmo tempo, muitas pausas, ou pausas longas demais cansam e dispersam o público.

Outra forma de garantir ritmo é estabelecer pontos que avisam o público quando você se muda de assunto: na comédia, perguntas como: “Alguém aqui é do Rio de Janeiro?” ou “Vocês sabiam que…” são usadas ​​para fazer essa transição. Um marco verbal é importante para orientar seu público para o próximo assunto.

Não tenha medo do humor

Este sempre é um problema. Mas o bom uso do humor é a maior lição que podemos aprender com os comediantes. Pois apresentações de negócios não precisam ser chatas ou sisudas, o encaixe do humor em suas palestras, quando feito com critério, pode torná-las mais atraentes e, com isso, mais impactantes. Com o humor, rompemos a barreira da atenção, que é racional, e alcançamos o engajamento.

Wrap up

Comediantes geralmente fecham seus shows com referências para suas primeiras piadas, é como se eles retomassem o primeiro assunto, trazendo ao público um sentimento de conclusão e simetria – o fechamento perfeito, compreensão de todo o conteúdo. Você pode fazer o mesmo nas suas apresentações corporativas: voltar para a sua história de abertura (lembra-se do impacto?) em suas considerações finais.

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