MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

3 tipos de vídeo que você precisa conhecer

Para comunicar uma mensagem com eficiência em audiovisual, existem basicamente 3 tipos de vídeo. Sabemos, principalmente com o domínio das redes sociais, que vídeos são formas eficientes de chamar a atenção. E principalmente de transmitir uma mensagem. Acontece que vídeo é um universo por si só, repleto de aspectos técnicos importantes que mudam completamente a visão das pessoas sobre o vídeo e sobre a mensagem que ele deve passar.

Algumas coisas que parecem simples, mas não são, devem ser levadas em consideração na hora de decidir usar um vídeo. E a primeira delas é decidir o tipo de vídeo que deve ser produzido. Ou seja, quais são as necessidades técnicas do vídeo. Abaixo vamos listar alguns desses aspectos e tentar explicar qual é a real influência de cada um deles no processo de produção e no resultado do vídeo. Essas questões podem balizar qual dos tipos de vídeo você precisa.

Em um vídeo institucional pode-se usar desde fotos até animação, passando obviamente por bancos de vídeo e abertura de câmera.

Vídeo com utilização de fotos: um dos tipos de vídeo mais utilizado

A utilização de fotografias para a produção de vídeos é algo pouco indicado pelos especialistas. Principalmente para evitar a aparência pouco profissional que a fotografia em movimento pode gerar. O grande poder do vídeo é a habilidade de apresentar vários elementos em movimento ao mesmo tempo. Criando espaço para inserção de situações completas e processos visuais capazes de orientar audiência, além de tornar tudo mais dinâmico, dificultando que a audiência perca a atenção. Veja um exemplo que criamos para a Idealis:

A foto, no entanto, é uma imagem estática. Portanto as únicas formas de utilizá-las em movimento são ou trabalhar com a imagem inteira. O que normalmente acaba resultando naquelas transições estilo PowerPoint que encontramos em festas de 16 anos, formaturas e festas de casamento. A segunda forma de se trabalhar com fotografia é recortar todos os elementos da fotografia. Com isso tentar, dentro do possível, animá-los um a um e mesmo assim o resultado pode ser mais mecânico do que orgânico. (Veja aqui o post que separamos 8 bancos de imagens gratuitos para você usar).

Vídeos com captação: mais orgânicos e emocionais

Para conseguir criar vídeos realmente orgânicos é necessário partir para animação ou utilização de vídeos previamente filmados. A primeira opção abre todo um novo universo de possibilidades para a produção do vídeo. Utilizando animação pode-se decidir desde as cores e formas utilizadas até os elementos, tempo de movimento de cada elemento e ambientes de exposição para cada um deles. De forma simples animações permitem a completa liberdade criativa para a transmissão da sua mensagem.

É importante entender que o trabalho de animação é sim uma excelente forma de criar um vídeo, porém também é uma técnica bastante específica que exige atenção aos detalhes e tempo de produção. Em alguns casos para a realização animações curtas, porém de alta complexidade é necessário toda uma equipe de especialistas que vão desde o storyboard até o arte finalista, passando por um diretor de cena e animadores. Veja esse exemplo de vídeo com captações que fizemos para a Mercure:

Trabalhar com captação é, normalmente a forma predileta de trabalho da publicidade. Captações podem ser obtidas de duas formas hoje em dia: bancos de vídeos para vendas ou abertura de câmera. A primeira opção, bancos de vídeos é ótima para acelerar o processo de produção e garantir a qualidade dos vídeos obtidos. A desvantagem é que esses são vídeos criados para serem genéricos, ou seja, são imagens que você poderá encontrar em outros vídeos e que terão “pouca personalidade” por si mesmas. A questão da personalidade pode ser resolvida pelas mãos de um bom editor de vídeo munido de um bom roteiro.

Filme com captação: buscando originalidade e imagens autorais

A abertura de câmera é uma opção mais “completa”, por assim dizer, do que a utilização do banco de vídeos. Com uma produtora é possível gravar o que quiser e isso acaba garantindo uma liberdade única na produção. Porém a abertura de câmera costuma ser a produção mais demorada. Também envolve uma série de processos importantes para garantir um resultado realmente satisfatório. Desde a seleção de atores e locutores até a contratação de espaços e equipamentos, todos processos que devem ser levados em consideração e que irão influenciar o resultado do vídeo. Veja esse exemplo que fizemos com captações para o Supermercado Hirota:

Para terminar é importante dizer que todos esses tipos de vídeo e materiais podem ser utilizados em conjunto para a produção de um vídeo e que não necessariamente apenas um estilo deve ser seguido do começo ao fim. É importante, porém, contar com o conselho de especialistas para entender quais são as melhores opções para transmitir a sua mensagem. Todos os estilos podem ser eficientes e gerar ótimos resultados desde que planejados e executados com cuidado.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vários Tipos de Vídeos.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

 

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.